Existem diferenças entre um protetor comprado em uma loja de artigos esportivos e um profissional confeccionado por um dentista ou técnico em prótese dentária?
É mais ou menos como comparar o carro dos Flintsones com o dos Jetsons.
Os protetores pré-fabricados ou universais são feitos para se adaptar a qualquer tipo de arcada dentária, de qualquer pessoa e normalmente são apresentados em tamanhos pequeno, médio e grande. Também existem aqueles universais que você coloca em água fervente (para amolecer) e depois molda (adapta) na boca com a língua, bochechas e dedos.
Estes protetores pré-fabricados não se ajustam completamente à sua arcada dentária.
Por isso eles podem ficar frouxos na boca, podem machucar as gengivas e mucosas, dificultam a respiração, a fala e a ingestão de líquidos. Muitas vezes o usuário precisa ficar apertando os dentes para segurar o protetor em posição e isso sem falar que normalmente não apresentam a espessura mínima necessária para proteger realmente os dentes.
Com um protetor profissional, por sua vez, a adaptação e ajuste é 100% segura, o protetor é fabricado para sua arcada dentária, ele se molda perfeitamente à sua boca e não se solta. Com esse tipo de protetor você terá o máximo de proteção real, poderá respirar com facilidade, comunicar-se com seus colegas durante a atividade esportiva e mesmo tomar seus isotônicos e água sem a necessidade de remover o protetor.
O protetor profissional é o único que garante ajuste, proteção, eficiência e conforto real a você.